Governador nos EUA anula mais de 175 mil condenações por consumo de maconha

Maryland, na região nordeste do país, legalizou em 2022 o uso recreativo da droga

17 jun 2024 - 17h35
(atualizado às 23h52)
Maryland, na região nordeste do país, legalizou em 2022 o uso recreativo da maconha.
Maryland, na região nordeste do país, legalizou em 2022 o uso recreativo da maconha.
Foto: Reprodução/Getty Images

O governador de Maryland, nos Estados Unidos, Wes Moore, assinou na manhã desta segunda-feira, 17, uma ordem que anula mais de 175 mil condenações por posse simples de maconha. De acordo com a pasta, a medida beneficiará 100 mil pessoas, visto que algumas têm múltiplas condenações. 

Em uma coletiva de imprensa, o político afirmou que sentia um “profundo orgulho” da decisão que tomou. A medida acontece a dois dias do Juneteenth, feriado que marca o fim da escravidão no país e que é celebrado no dia 19 de junho. 

Publicidade

Segundo dados da União Americana para Liberdades Civis (ACLU, em inglês), divulgados pela agência de notícias Reuters, afro-americanos têm três vezes mais chances de serem presos por acusações relacionadas a maconha do que americanos brancos. 

O procurador-geral de Maryland, Anthony Brown, elogiou as anulações e disse que hoje “trata-se de justiça racial”. “Embora a ordem se aplique a todos os que atendem aos seus critérios, o impacto é uma grande vitória para os afro-americanos e outros cidadãos de cor de Maryland que foram presos, condenados e sentenciados de forma desproporcional por ações de ontem que são legais hoje”. 

De acordo com o The New York Times, a ação de Moore junta Maryland a Biden e a outros nove Estados e muitas cidades onde as autoridades tomaram medidas para perdoar pessoas por delitos leves relacionados à maconha. 

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se