Governo Biden busca aval para retirar arame farpado na fronteira entre o Texas e o México

O estado governado por Greg Abbott moveu uma ação para evitar o corte dos fios. O argumento foi que essa ação constitui uma destruição ilegal de propriedades estatais e compromete a segurança na área

2 jan 2024 - 22h48

A tensão entre o governo de Joe Biden e o governador republicano do Texas, Greg Abbott, em relação à política de fronteira, continua. Em um capítulo mais recente dessa disputa, o governo Biden pediu à Suprema Corte autorização para que a Patrulha da Fronteira dos Estados Unidos retirasse as cercas de arame farpado na fronteira com o México.

Greg Abbott, governador do Texas
Greg Abbott, governador do Texas
Foto: Reprodução/Youtube / Perfil Brasil

Em um episódio recente no mês de dezembro, o governador texano ratificou uma nova lei em torno da imigração para conceder às autoridades estaduais a possibilidade de deter pessoas suspeitas de atravessar a fronteira entre os Estados Unidos e o México de maneira ilegal.

Publicidade

Já a controvérsia atual dentro da questão migratória gira em torno da autoridade legal da Patrulha de Fronteira para cortar o arame farpado colocado pelo Texas nas margens do Rio Grande.

O estado governado por Greg Abbott moveu uma ação para evitar o corte dos fios. O argumento foi que essa ação constitui uma destruição ilegal de propriedades estatais e compromete a segurança na área.

Vale ressaltar que no último mês, um tribunal federal instruiu os agentes da Patrulha de Fronteira a interromperem a prática durante o curso do processo judicial. Atualmente, o Departamento de Justiça apresentou um pedido de emergência, buscando a anulação da decisão.

 * Sob supervisão de Lilian Coelho

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações