Greta Thunberg diz que movimento climático tornou-se muito forte e por isso é combatido

27 set 2019 - 20h27

A ativista adolescente Greta Thunberg reagiu a críticos como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta sexta-feira, dizendo que a zombaria contra ela mostra que sua mensagem se tornou "barulhenta demais".

Greta Thunberg participa de passeata em Montreal
27/09/2019
REUTERS/Andrej Ivanov
Greta Thunberg participa de passeata em Montreal 27/09/2019 REUTERS/Andrej Ivanov
Foto: Reuters

A sueca de 16 anos também afirmou em uma grande manifestação em Montreal que os líderes mundiais desapontaram os jovens com palavras vazias e planos inadequados.

Publicidade

"Hoje somos milhões em todo o mundo, protestando novamente, e continuaremos a fazê-lo até que eles ouçam", disse Thurnberg a uma multidão que os organizadores estimaram em cerca de meio milhão de pessoas na cidade canadense.

Trump zombou de Thunberg nesta semana e o deputado canadense Maxime Bernier a chamou de alarmista e mentalmente instável.

"Acho que eles devem sentir que sua visão de mundo, seus interesses ou o que quer que seja... estão ameaçados por nós. Ficamos barulhentos demais para as pessoas lidarem com isso, então tentam nos silenciar", disse ela a repórteres antes da manifestação. "Nós também devemos considerar isso como um elogio."

Na sexta-feira, os protestos climáticos que ela inspirou começaram na Ásia e continuaram na Europa, após atos semelhantes na semana anterior.

Publicidade

Matthew McMillan, de 22 anos, estudante de engenharia mecânica na Universidade Concordia de Montreal, segurava um cartaz "Make America Greta Again" --num trocadilho com "Make America Great Again" (Faça a América Grande de Novo)-- ao se juntar a outros estudantes no protesto. "Acho que é o evento mais importante da nossa geração", afirmou.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações