O grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF) do Sudão disse ter tomado o quartel-general de uma unidade policial fortemente armada neste domingo, enquanto buscava uma vantagem em sua guerra com o Exército durante combates intensos na capital Cartum.
O grupo RSF disse em um comunicado que assumiu o controle total do acampamento pertencente à Polícia Central de Reserva no sul de Cartum e postou imagens de seus combatentes dentro da instalação, alguns removendo caixas de munição de um depósito.
A Reuters não conseguiu verificar imediatamente a filmagem ou a declaração do RSF. Não houve comentários imediatos do Exército ou da polícia.
Desde a noite de sábado, quando o conflito entre o Exército e o RSF entrou em sua 11ª semana, os combates aumentaram nas três cidades que compõem a região metropolitana da capital -- Cartum, Bahri e Omdurman.
Testemunhas também relataram um aumento acentuado da violência nos últimos dias em Nyala, a maior cidade da região oeste de Darfur. No sábado, a ONU alertou sobre a segmentação étnica e o assassinato de pessoas da comunidade Masalit em El Geneina, no Estado de Darfur Ocidental.