Hackers invadem TV russa e exibem vídeo provocativo contra Putin

Ataque cibernético ocorreu em meio a rumores de uma grande contraofensiva da Ucrânia

5 jun 2023 - 14h38
(atualizado às 14h46)
Foto: Reprodução: Redes Sociais

Hackers invadiram um canal de TV russo neste domingo, 4, e transmitiram um vídeo provocando o presidente da Rússia, Vladimir Putin, após especulações do Kremlin de que uma ofensiva da Ucrânia havia começado. 

As imagens feitas pelo Ministério da Defesa da Ucrânia mostram um grupo de soldados com um indicador na frente dos lábios com a legenda: "Planos gostam de silêncio".

Publicidade

"Não haverá anúncio de 'está começando'", acrescentou a legenda.

O governo russo cortou o sinal logo após o ataque hacker. "As transmissões de várias operadoras de TV a cabo da Crimeia foram hackeadas", disse Oleg Kryuchkov, um funcionário nomeado por Putin na Crimeia. 

Entenda o caso

No domingo, o governo russo afirmou ter repelido uma "ofensiva em larga escala" das forças ucranianas em Donetsk. Imagens divulgadas por Moscou mostraram supostos veículos blindados ucranianos sendo explodidos em um campo depois de serem atingidos. 

As forças lideradas por Putin relataram ter causado a morte de 250 soldados ucranianos e destruído 16 tanques, 3 veículos de combate de infantaria e 21 veículos blindados durante o confronto.

Publicidade

Recentemente, o alto-comando das forças ucranianas declarou que não haveria um anúncio oficial sobre o início de um contra-ataque. Kiev tem prometido lançar uma "ofensiva de primavera" há meses, com o objetivo de recuperar o território perdido desde a invasão do exército de Putin em fevereiro do ano passado.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações