"Haverá muito o que apurar", diz embaixador do Brasil no Irã sobre morte de Ebrahim Raisi

Presidente iraniano morreu após queda de helicóptero na fronteira com o Azerbaijão, no domingo, 19

20 mai 2024 - 12h49
(atualizado às 14h09)
Helicóptero com presidente do Irã se envolve em acidente, afirma mídia estatal do país
Video Player

Após a confirmação da morte do presidente iraniano Ebrahim Raisi, de 63 anos, no domingo, 19, o embaixador do Brasil no Irã, Eduardo Gradilone, afirmou à CNN, que haverá muito o que apurar e refletir quanto ao futuro. Ebrahim Raisi morreu após o helicóptero em que viajava com sua comitiva cair no noroeste do Irã, na fronteira com o Azerbaijão.

Além do presidente, também estavam a bordo o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir Abdollahian, o governador da província do Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati e outros seis ocupantes, incluindo a tripulação.

Publicidade

Os destroços carbonizados do helicóptero foram encontrados na manhã desta segunda-feira, 20, após uma busca noturna com dezenas de socorristas sob forte nevasca.

O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, disse que o primeiro vice-presidente Mohammad Mokhber assumirá o cargo de presidente interino e decretou luto oficial de cinco dias.

"Anuncio cinco dias de luto público e ofereço minhas condolências ao querido povo do Irã", disse em um comunicado oficial.

O presidente iraniano Ebrahim Raisi, de 63 anos, morreu após queda de helicóptero no domingo, 19
O presidente iraniano Ebrahim Raisi, de 63 anos, morreu após queda de helicóptero no domingo, 19
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Quem era Ebrahim Raisi

Nascido em Mashhad, segunda maior cidade do Irã, em 14 de dezembro de 1960, Raisi foi o oitavo presidente eleito do país, após o pleito de 2021. Segundo a Al Jazeera, ele pertencia a uma família que traça sua linhagem desde o profeta Maomé.

Publicidade

Raisi era visto como conservador religioso linha-dura, apontado potencial sucessor do líder supremo aiatolá Ali Khamenei. Ele deixa esposa e duas filhas.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações