O registro de uma câmera de segurança revelou a coragem de um homem de 26 anos, que enfrentou sozinho um atirador nos Estados Unidos. O suspeito havia acabado de tirar a vida de 11 pessoas em uma festa de Ano Novo Lunar na Califórnia, no sábado, 21.
Nas imagens, Brandon Tsay aparece contendo o atirador, identificado como Huu Can Tran, de 72 anos, ao pegar sua arma, na tentativa de evitar uma tragédia maior ainda. Além dos mortos, o autor dos disparos também feriu nove pessoas.
"Foi um momento instintivo. Não sei o que me deu. Meu coração gelou e eu sabia que ia morrer", relatou em entrevista para a NBC News, que o chamou de "herói".
Tsay agiu ainda sem saber das mortes ocorridas momentos antes, mesmo assim, ele soube que o homem oferecia perigo. "Pela linguagem corporal e expressão facial, eu sabia que ele estava procurando pessoas [para matar]", detalhou.
O vídeo mostra ainda que, mesmo sem a arma, o atirador ainda lutou contra o jovem na esperança de recuperar o rifle. Sem sucesso, ele fugiu do local.
BREAKING: Surveillance video shows 26-year-old Brandon Tsay wrestling a gun away from the Monterey Park shooter at a second dance hall. https://t.co/NpZWT2STXs pic.twitter.com/9qE4vHwPCk
— NBC News (@NBCNews) January 23, 2023
A Polícia de Monterey Park, onde o massacre ocorreu, informou que Huu Can Tran atirou contra si próprio dentro de um veículo. Autoridades encontraram seu corpo no domingo, 22. A motivação do ataque ainda não é clara.
Segundo ataque
Infelizmente esse não foi a única tragédia que a Califórnia viu neste final de semana. Enquanto o noticiário ainda se debruçava sobre o ocorrido em Monterey Park, autoridades receberam a informação de um segundo ataque na segunda-feira, 23.
Na ocasião, um homem matou sete ex-colegas de trabalho em uma fazenda de cogumelos na cidade de Half Moon Bay. Autor das mortes, Zhao Chunli, de 67 anos, foi preso pela polícia.