Homens invadem casa de shows em Moscou e atiram contra multidão; Estado Islâmico reivindica ataque

Explosões também foram relatadas no Crocus City Hall, como é chamado o local; serviços de emergência dizem que mais de 60 pessoas morreram

22 mar 2024 - 16h04
(atualizado às 21h31)
Atentado em Moscou: homens invadem casa de show e atiram contra multidão
Video Player

Cerca de cinco homens armados e com roupas camufladas invadiram o Crocus City Hall, uma casa de shows nos arredores de Moscou, e atiraram contra uma multidão na noite desta sexta-feira, 22 (horário local), informaram as agências de notícias Tass e RIA Novosti. O número de mortos é de pelo menos 62, segundo o veículo de comunicação russo Baza

De acordo com a Reuters, o Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade pelo ataque, informou o canal Telegram do grupo.

Publicidade

Após os tiros, os homens detonaram explosivos que causaram um incêndio. O Crocus City Hall fica no extremo oeste da capital russa. "Os atiradores abriram fogo na entrada do prédio de forma planejada durante um show com armas automáticas, e então um incêndio começou no prédio", disseram os serviços de emergência.

Nas redes sociais, vídeos não verificados de forma independente mostram enormes nuvens de fumaça preta subindo sobre o prédio. Outras imagens, também não verificadas, exibem várias pessoas deitadas imóveis em poças de sangue do lado de fora do salão.

A fumaça do incêndio sobe acima da sala de concertos Crocus City Hall em chamas após um tiroteio, nos arredores de Moscou
A fumaça do incêndio sobe acima da sala de concertos Crocus City Hall em chamas após um tiroteio, nos arredores de Moscou
Foto: REUTERS/Maxim Shemetov

A porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, classificou o ataque de terrorista. A Casa Branca descreveu as imagens como "horríveis e difíceis de assistir". Já o prefeito de Moscou, Sergei Sobianin, afirmou que o ataque é uma "grande tragédia" e ordenou assistência total às vítimas.

Pelo menos 50 ambulâncias foram enviadas para o local do ataque, informaram as agências. A polícia russa foi enviada ao local para esvaziar a área. Segundo os serviços de emergência, cerca de 100 pessoas foram retiradas da casa de show pelas equipes de resgate através do teto.

Publicidade

Horas antes do ataque, o Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) informou que havia impedido um ataque a uma sinagoga em Moscou por uma célula do Estado Islâmico.

Policiais russos montam barreira de segurança próximo a casa de show incendiada em Moscou
Foto: REUTERS/Maxim Shemetov

Eventos cancelados

Todos os eventos esportivos, culturais e outros encontros públicos de grande escala serão cancelados em Moscou neste fim de semana, segundo Sergei Sobyanin. 

O aeroporto Vnukovo, em Moscou, anunciou um reforço nas medidas de segurança. 

*Com informações de Estadão Conteúdo e Reuters

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se