Um forte terremoto de 6.2 graus de magnitude atingiu a ilha de Lombok, na Indonésia, nesta quinta-feira, 9, agravando o estado da região que já foi atingida por outros dois tremores em pouco mais de uma semana. Informações preliminares indicam que vários prédios desabaram durante o desastre.
No domingo, 5, um terremoto de 7 graus na Escala Richter matou pelo menos 131 pessoas e deixou milhares de feridos e desabrigados. Outras organizações e a imprensa local estimam que o número de mortos pode ultrapassar 220.
De acordo com o Instituto Geológico da Indonésia, o terremoto atingiu o norte de Lombok e não provocou risco de tsunami. Durante o tremor, diversas pessoas saíram correndo pelas ruas em pânico enquanto prédios desabavam. Os danos provocados pelo desastre ainda não foram contabilizados. Contudo, desde o início dos tremores, mais de 150 mil moradores e turistas foram deslocados da região e 70 mil estão desabrigados.
A série de terremotos agrava a situação da ilha, que enfrenta sérios problemas de falta de alimentos, medicamentos e equipe médica. Segundo a Cruz Vermelha, cerca de 20 mil pessoas ainda não tiveram acesso a qualquer tipo de assistência desde o terremoto de domingo. Um porta-voz da organização informou que já foram enviados 20 caminhões com água para cinco regiões remotas e que o foco é garantir auxílio aos vilarejos mais atingidos e inacessíveis.