Nenhum esforço deve ser feito para abrir um processo de impeachment contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a não ser que os motivos sejam irrefutáveis e bipartidários considerando o quão divisivo seria para o país, disse a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, em entrevista ao jornal Washington Post publicada nesta segunda-feira.
"Eu não sou a favor de um impeachment", disse Pelosi, a principal democrata dos EUA, na entrevista que foi realizada na semana passada."O impeachment é tão divisivo para o país que, a não ser que haja algo tão convincente e irrefutável e bipartidário, eu não acho que nós deveríamos seguir esse caminho, porque ele divide o país", disse. "Ele simplesmente não vale a pena."
O procurador especial Robert Mueller está investigando a interferência russa na campanha da eleição presidencial norte-americana de 2016 e se houve alguma conspiração entre a equipe de Trump e o governo russo. Ele também está apurando se Trump tentou obstruir a investigação.
Trump tem negado qualquer irregularidade e chamado o inquérito de uma caça às bruxas. Mueller deve entregar em breve ao procurador-geral William Barr um relatório resumindo suas descobertas.
Se houver evidências de irregularidade, isso pode fazer com que o Congresso tome medidas contra o presidente. Diversos comitês da Câmara dos Deputados, controlada pelos democratas, também estão investigando o presidente republicano.
Embora Pelosi tenha dito que acredita que seria muito divisivo abrir um processo de impeachment contra Trump, ela descreveu o presidente como inapto para o cargo.