Incêndios devastam Los Angeles: ventos de Santa Ana intensificam crise e ampliam destruição

Fortes ventos e baixa umidade devem provocar expansão "rápida e explosiva" dos incêndios até quarta-feira, segundo meteorologistas

13 jan 2025 - 18h24
(atualizado às 18h27)
Incêndios em Los Angeles podem ter sido causados por fogos de artifício na virada do ano
Incêndios em Los Angeles podem ter sido causados por fogos de artifício na virada do ano
Foto: Reprodução / Perfil Brasil

Os ventos de Santa Ana, conhecidos por sua intensidade e potencial destrutivo, voltaram a soprar com força em Los Angeles nesta semana, colocando a região sob "condições severas para fogo", segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA (NWS). Esses ventos, combinados com a baixa umidade, prometem intensificar ainda mais os incêndios que devastam a cidade desde a terça-feira passada, 7, resultando em um cenário descrito como "particularmente perigoso".

O meteorologista-chefe do escritório de Los Angeles do NWS, Ariel Cohen, alertou sobre o "rápido" e "explosivo" crescimento das chamas até quarta-feira,15. "Essa combinação cria um crescimento explosivo de incêndios, com potencial de se espalhar muito rapidamente. É uma situação particularmente perigosa", explicou Cohen.

Publicidade
Los Angeles já tem 24 mortes confirmadas em decorrência dos incêndios florestais
Video Player

Os bombeiros aproveitaram o alívio momentâneo nas condições climáticas durante o fim de semana para conter parte das chamas. Contudo, os incêndios em Pacific Palisades e Eaton/Pasadena permanecem com baixos níveis de contenção, 13% e 27%, respectivamente, segundo o Departamento Florestal e de Proteção de Incêndios da Califórnia (Cal Fire).

Com ventos que chegam a atingir 113 km/h nas montanhas, as rajadas funcionam como "secadores de cabelo", alimentando as chamas e espalhando brasas até três quilômetros à frente das linhas de combate. "Esses ventos, combinados com baixa umidade relativa e baixos níveis de umidade nos combustíveis, manterão a ameaça de incêndio em todo o Condado de Los Angeles muito alta", afirmou Anthony Marrone, chefe do Corpo de Bombeiros do Condado de Los Angeles.

O número de mortes subiu para 24, conforme informou o médico legista da cidade no domingo à noite. Até o momento, o fogo consumiu mais de 160 quilômetros quadrados, superando a área total de São Francisco, e destruiu ao menos 12.300 imóveis, de acordo com o Cal Fire.

Equipes com cães farejadores continuam as buscas em bairros atingidos, enquanto as autoridades pedem cautela aos moradores. "Ainda há incêndios ativos queimando na área de Palisades, tornando-a extremamente perigosa. Não há energia, não há água, há linhas de gás quebradas e temos estruturas instáveis", alertou Kristin Crowley, chefe dos bombeiros de Los Angeles.

Publicidade
Vídeos mostram devastação deixada pelos incêndios em Los Angeles
Video Player

Com prejuízos estimados em até US$ 150 bilhões (cerca de R$ 900 bilhões), o impacto financeiro também é devastador. As autoridades já trabalham com a possibilidade de ordenar evacuações em massa no Condado de Los Angeles, que abriga quase 10 milhões de pessoas, devido ao avanço das chamas e à fumaça tóxica.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se