Cerca de cinquenta pessoas ficaram feridas após uma falha técnica em um voo da Latam nesta segunda-feira (11). O avião, que viajava da Austrália até a Nova Zelândia, perdeu a altitude subitamente. Por causa de uma queda brusca, vários passageiros e tripulantes foram jogados para cima, batendo a cabeça no teto.
Em nota, a Latam explicou que um "evento técnico" causou a movimentação no Boeing 787. De acordo com o comunicado, sete passageiros e três tripulantes foram levados ao hospital. "O Grupo LATAM Airlines lamenta os transtornos desta situação para os seus passageiros e reforça o seu compromisso com a segurança como um valor inegociável das suas operações", declarou a companhia.
Na rota de Sydney a Santiago, o voo LA800 pousou no seu destino de escala (Auckland) no horário previsto apesar do acidente - a queda de altitude aconteceu uma hora antes do final da viagem.
O site Flightradar24, que rastreia voos comerciais, registrou uma perda de 94 metros de altitude em um intervalo de sete minutos (2h20 e 2h27). Esse valor equivale a um prédio de 31 andares. Uma mudança súbita de altura pode ocorrer por necessidade de descomprimir, turbulência, entre outros fatores. Entretanto, a Latam ainda não informou a causa do episódio.
🚨🇳🇿UPDATE: 50 INJURED ON LATAM BOEING FLIGHT
Emergency services in New Zealand treated 50 people for injuries after passengers and crew were thrown into the ceiling, with one person in a serious condition.
Source: NZ Herald https://t.co/qPP0CriFSl pic.twitter.com/fgKbT7tFow
— Mario Nawfal (@MarioNawfal) March 11, 2024
Após o incidente, a empresa cancelou o resto do trecho e marcou uma nova viagem para 12 de março, partindo de Auckland com destino ao Chile. A Latam ofereceu alimentação e hospedagem aos passageiros afetados pela suspensão do voo.