'Informação primária alimenta democracia', diz Mattarella

Presidente comentou que instituições devem respeitar a imprensa

3 out 2024 - 17h07
(atualizado às 17h19)

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, declarou nesta quinta-feira (3) que as instituições devem respeitar a imprensa e apontou que a liberdade de informação é um "direito".

    O chefe de Estado italiano participou no Palácio Quirinale, em Roma, de um encontro com a Aliança Europeia de Agências de Notícias (Eana), que teve a presença da ANSA.

Publicidade

    "A liberdade e o pluralismo dos meios de comunicação garantem o pleno desenvolvimento de alguns dos direitos indispensáveis à democracia e a medição da sua qualidade: o direito à liberdade de expressão e de informação. A informação livre, independente e plural é um direito do cidadão", disse o mandatário.

    Em seu discurso, Mattarella ainda fez um alerta para as notícias falsas, principalmente com as várias guerras em curso ao redor do planeta. O presidente definiu as fake news como "armas híbridas" que tentam manipular as opiniões públicas nos países democráticos.

    "Vocês representam as fontes dessa informação primária de qualidade que é um combustível indispensável para o sistema democrático e de liberdade do continente", concluiu. .

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações