O presidente iraniano, Hassan Rohani, anunciou a descoberta de um imenso campo de petróleo, localizado no sudoeste do país, com reservas de 53 bilhões de barris.
Durante discurso na cidade desértica de Yazde neste domingo (10), o mandatário iraniano afirmou que a área fica na província do Khuzestan, e tem 2,4 mil quilômetros quadrados e 80 metros de profundidade.
A descoberta pode aumentar o tamanhos das reservas comprovadas de petróleo no país em um terço. O anúncio foi realizado no momento em que o Irã é pressionado pelas sanções impostas pelo governo do presidente americano, Donald Trump.
"Os Estados Unidos devem saber que o Irã é um país rico e, apesar das sanções cruéis, os trabalhadores e engenheiros iranianos descobriram um novo campo petrolífero", disse Rohani.
Atualmente, o Irã tem o quarto maior depósito comprovado do mundo de petróleo bruto. O novo campo petrolífero poderá tornar-se o segundo maior campo do país. O primeiro, com 65 biliões de barris, fica em Ahvaz. O campo é de 2.400 quilômetros quadrados, com o depósito a cerca de 80 metros de profundidade.