Irã diz que Marinha dos EUA não é bem-vinda no Golfo Pérsico

Chefe da Marinha da Guarda Revolucionária iraniana afirmou que país "controla totalmente" a região, segundo a agência de notícias Tasnim

27 ago 2018 - 08h21
(atualizado às 09h00)

O chefe da Marinha da Guarda Revolucionária iraniana, general Alireza Tangsiri, disse que o Irã controla totalmente o Golfo Pérsico e que a Marinha dos Estados Unidos não é bem-vinda na região. A declaração foi feita nesta segunda-feira, de acordo com a agência de notícias Tasnim.

Navios iranianos participam de parada no mar de Omã, perto do Estreito de Hormuz 03/01/2012 REUTERS/Jamejamonline/Ebrahim Norouzi
Navios iranianos participam de parada no mar de Omã, perto do Estreito de Hormuz 03/01/2012 REUTERS/Jamejamonline/Ebrahim Norouzi
Foto: Reuters

Os comentários vieram a público no momento em que Teerã insinuou que pode realizar ações militares no Golfo Pérsico para impedir exportações de petróleo de outros países da região em retaliação a sanções dos EUA concebidas para prejudicar as remessas de petróleo do Irã. Washington mantém uma frota no Golfo Pérsico que protege as rotas de transporte de petróleo.

Publicidade

Além do Golfo Pérsico, Tangsiri disse que o Irã controla totalmente o Estreito de Hormuz, que conduz a ele. Interditar o estreito seria a forma mais direta de impedir o transporte de petróleo na região.

"Garantimos a segurança do Golfo Pérsico, e não há necessidade da presença de estrangeiros como os EUA e os países cujo lar não é aqui", disse ele, segundo a agência, em declaração traduzida para o inglês.

A tensão entre Teerã e Washington tem aumentado desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, retirou sua nação de um acordo nuclear de 2015 entre o Irã e potências mundiais em maio e restabeleceu sanções.

Autoridades de alto escalão dos EUA disseram que visam reduzir as exportações de petróleo iranianas a zero. No mês passado, o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, a autoridade máxima da República Islâmica, disse que apoia a ideia de que se o Irã não puder exportar petróleo, nenhum outro país deveria fazê-lo pelo Golfo Pérsico.

Publicidade

Veja também

Top Agro: Soja brasileira deve ser beneficiada com guerra comercial
Video Player
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações