O chefe da Marinha da Guarda Revolucionária iraniana, general Alireza Tangsiri, disse que o Irã controla totalmente o Golfo Pérsico e que a Marinha dos Estados Unidos não é bem-vinda na região. A declaração foi feita nesta segunda-feira, de acordo com a agência de notícias Tasnim.
Os comentários vieram a público no momento em que Teerã insinuou que pode realizar ações militares no Golfo Pérsico para impedir exportações de petróleo de outros países da região em retaliação a sanções dos EUA concebidas para prejudicar as remessas de petróleo do Irã. Washington mantém uma frota no Golfo Pérsico que protege as rotas de transporte de petróleo.
Além do Golfo Pérsico, Tangsiri disse que o Irã controla totalmente o Estreito de Hormuz, que conduz a ele. Interditar o estreito seria a forma mais direta de impedir o transporte de petróleo na região.
"Garantimos a segurança do Golfo Pérsico, e não há necessidade da presença de estrangeiros como os EUA e os países cujo lar não é aqui", disse ele, segundo a agência, em declaração traduzida para o inglês.
A tensão entre Teerã e Washington tem aumentado desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, retirou sua nação de um acordo nuclear de 2015 entre o Irã e potências mundiais em maio e restabeleceu sanções.
Autoridades de alto escalão dos EUA disseram que visam reduzir as exportações de petróleo iranianas a zero. No mês passado, o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, a autoridade máxima da República Islâmica, disse que apoia a ideia de que se o Irã não puder exportar petróleo, nenhum outro país deveria fazê-lo pelo Golfo Pérsico.