Israel assegura que brasileiros deixarão Gaza nesta sexta, diz jornal

O chanceler israelense Eli Cohen teria garantido que grupo de 34 pessoas poderá cruzar a fronteira

9 nov 2023 - 19h03
(atualizado às 23h29)
Ministro Mauro Vieira fala com a imprensa em Conselho de Segurança da ONU sobre conflito em Gaza, na sede da ONU, em Nova York, em 13 de outubro de 2023
Ministro Mauro Vieira fala com a imprensa em Conselho de Segurança da ONU sobre conflito em Gaza, na sede da ONU, em Nova York, em 13 de outubro de 2023
Foto: REUTERS/Brendan McDermid

O chanceler de Israel, Eli Cohen, assegurou que um grupo de brasileiros na Faixa de Gaza estará na lista de estrangeiros autorizados a cruzar a fronteira nesta sexta-feira, 10. A revelação foi feita durante conversa telefônica entre Cohen e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira. As informações são do jornal O Globo.   

Foi a quarta conversa entre ambos sobre o assunto. Cohen teria justificado o porquê da demora na liberação dos brasileiros. O chanceler afirmou não ter sido possível cumprir a garantia dada por ele na sexta-feira passada de que os brasileiros sairiam ontem, por causa dos fechamentos inesperados na fronteira.

Publicidade

O grupo de 34 pessoas é composto por 24 brasileiros e 10 familiares próximos de origem palestina. Eles aguardam há semanas para deixar a Faixa de Gaza, que segue sendo bombardeada por Israel em um conflito que se estende há mais de um mês.  Atualmente, eles estão divididos em dois grupos: 18 estão em Rafah, onde fica a fronteira de Gaza com o Egito, e 16 em Khan Younes. 

Equipes da embaixada no Egito já estariam a caminho da fronteira para resgatar os brasileiros. O governo brasileiro foi autorizado a pousar em Al Arish, cidade egípcia a 53 km de Gaza. A expectativa é que o grupo desembarque no Brasil até domingo, 12.

Entenda a origem dos conflitos entre Israel e Palestina
Video Player
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações