Israel deixa de usar técnica de 'batidas no telhado' antes de bombardeios em Gaza; entenda

A guerra entre Israel e o Hamas completou uma semana neste sábado, 14

14 out 2023 - 21h46
Palestinos disseram que Israel estava mirando mais em áreas residenciais nos ataques desta semana
Palestinos disseram que Israel estava mirando mais em áreas residenciais nos ataques desta semana
Foto: Reprodução/Al Jazeera

Com o conflito ainda mais intenso nesta última semana, Israel deixou de usar a técnica popularmente conhecida como "batidas no telhado" ao bombardear áreas residencias em Gaza. A tática militar foi criada em 2009 e tem como objetivo alertar os ocupantes de um edifício de que as forças militars isralenses estariam mirando aquela estrutura para realizar um ataque aéreo.

Assim, os militares soltavam uma pequena munição não-explosiva no telhado do prédio antes de um bombardeio. A tática visa permitir que os civis deixem os prédios que serão atingidos, porém há instituições de direitos humanos que consideram a técnica falha.

Publicidade

Nos bombardeios desta última semana, no entanto, moradores de Gaza contam que não estão recebendo mais aviso de que suas casas serão bombardeadas.

"Quando eles entraram e jogaram granadas em nossas ambulâncias, elas não bateram no telhado. Isso é guerra. A escala é diferente", disse um morador à CNN.

A Faixa de Gaza é considerada um dos lugares mais densamente povoados do mundo, já que abriga cerca de 2 milhões de pessoas em um território estreito. Por isso, as baixas durante ataques do tipo costumam envolver muitos civis.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações