Israel e Hamas firmam acordo sobre reféns: ‘Liberados em breve’, diz Trump

Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, comentou sobre a questão nas redes sociais

15 jan 2025 - 14h23
(atualizado às 14h34)
Homem sobre ruínas de sua casa destruída por um ataque israelense, após o cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah, em Tiro, sul do Líbano, 30 de novembro de 2024.
Homem sobre ruínas de sua casa destruída por um ataque israelense, após o cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah, em Tiro, sul do Líbano, 30 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Adnan Abidi

Israel e Hamas firmam acordo sobre reféns nesta quarta-feira, 15. A informação foi confirmada por Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, que comentou sobre a questão em suas redes sociais.

“Temos um acordo para reféns no Oriente Médio. Eles serão liberados em breve. Obrigado!”, publicou Trump no Truth Social.

Publicidade
Postagem de Donald Trump, com texto em tradução do inglês para o português
Foto: Reprodução/Truth Social/@realDonaldTrump

De acordo com informações obtidas pela CNN Internacional, por meio de uma fonte informada sobre as negociações, o governo israelense e o Hamas também concordaram em cessar fogo, interrompendo os combates em Gaza e liberando gradualmente os reféns e prisionaieros palestinos.

Ainda de acordo com a fonte da CNN, o Hamas e seus grupos militares aliados libertarão 33 reféns capturados em Israel durante os ataques do dia 7 de outubro de 2023.

As tropas israelenses invadiram Gaza depois que homens armados liderados pelo Hamas invadiram comunidades israelenses em 2023. 

O acordo ainda não foi divulgado oficialmente. O compromisso, firmado a poucos dias da posse de Trump nos EUA, acontece após de meses de negociações intermediadas por mediadores egípcios e do Catar, com o apoio dos Estados Unidos.

Publicidade

*Com informações da Reuters

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se