O presidente da Itália, Sergio Mattarella, defendeu nesta sexta-feira (17) o investimento na cultura como ponto de partida para chegar ao "equilíbrio" diante das mudanças "rápidas, profundas e radicais" que a humanidade está vivendo.
"O que acontece hoje, com mudanças tão profundas, rápidas e radicais, da inteligência artificial à grande intensidade das ferramentas de comunicação, de ligação com a vida, com o mundo, leva à necessidade de identificar novos equilíbrios, os quais devem ser encontrados através da cultura", afirmou o chefe de Estado durante celebração dos 70 anos da Universidade de Salento, em Lecce, sul da Itália.
Segundo o presidente, é preciso "estimular a pesquisa, a transmissão do conhecimento na ligação entre as diversas disciplinas de estudo e da ciência", de modo a colocar "a pessoa humana no centro", com seus "direitos" e sua "liberdade".
Antes da chegada de Mattarella, o reitor da instituição, Fabio Pollice, já havia pedido "ao governo para investir no sistema universitário por este ser a única ferramenta com a qual é possível crescer como país". .