Itália e Brasil assinam acordo aduaneiro

Parceria visa ampliar o intercâmbio comercial entre as partes

26 mar 2025 - 13h51
(atualizado às 14h38)

A Itália e o Brasil formalizaram um acordo aduaneiro nesta quarta-feira (26) a fim de "facilitar o comércio internacional" entre as partes. O documento foi assinado em Brasília pelo diretor da Agência das Alfândegas e Monopólios da Itália, Roberto Alesse, e pela secretária Especial Adjunta da Receita Federal do Brasil, Adriana Gomes Rêgo, na presença do embaixador italiano no Brasil, Alessandro Cortese, e do Subsecretário de Administração Aduaneira, Fabiano Coelho.

    Em nota, a Embaixada explicou que o acordo firmado hoje é resultado de um "intenso trabalho de colaboração" entre o país europeu e o sul-americano, "relançado em 2023 com a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva" a Roma.

Publicidade

    Já Alesse informou que a parceria tem diversos objetivos, como o intercâmbio de informações úteis, o combate eficaz de infrações aduaneiras, além da criação de um ambiente mais seguro e transparente para os operadores econômicos, "apoiando um comércio internacional ainda mais rápido e eficiente".

    "Itália e Brasil possuem relações comerciais consolidadas, com dados que mostram um crescimento constante, sendo fundamental que esse fluxo de bens e serviços seja sustentado por uma regulamentação clara e por uma cooperação bilateral ágil e eficiente, em benefício das empresas e dos cidadãos de ambos os países", destacou Cortese sobre a importância da colaboração.

    A nota reforçou ainda que a agência italiana está empenhada em estabelecer uma cooperação produtiva em matéria aduaneira com todos os países que oferecerem à Itália novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento. .

Ansa - Brasil
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se