Itália envia equipamentos para hospital de campanha na Turquia

9 fev 2023 - 16h23
(atualizado às 16h32)

O governo italiano anunciou que um navio da Marinha Militar partirá nesta quinta-feira (9) com equipamentos para montar um hospital de campanha na Turquia destinado a atender pessoas afetadas pelo terremoto devastador da última segunda (6).

Operação de resgate na Turquia após terremoto
Operação de resgate na Turquia após terremoto
Foto: EPA / Ansa - Brasil

"Nas próximas horas, em coordenação com a Defesa Civil, o navio San Marco da Marinha zarpará do porto de Brindisi com um hospital de campanha a bordo fornecido pela região do Piemonte", declarou o ministro da Defesa da Itália, Guido Crosetto.

Publicidade

Além do hospital de campanha, a embarcação, disponibilizada pelo Ministério da Defesa da Itália, vai transportar suprimentos arrecadados através de doações feitas pelos italianos e associações para as populações duramente atingidas pelo sismo.

"Os meus agradecimentos a todos os homens e mulheres, instituições, associações e pessoas que ofereceram e oferecem ajuda concreta em decorrência de um terremoto tão devastador. A Itália está próxima de Turquia e Síria, especialmente ao sofrimento de todos os afetados por esta terrível tragédia", acrescentou Crosetto.

Por fim, o ministro reiterou a disposição do governo da premiê da Itália, Giorgia Meloni, em contribuir com as operações de resgate.

Nos últimos dias, a Defesa já tinha enviado uma aeronave P180 e duas C130 da Aeronáutica com medicamentos e material médico a bordo, além de equipes de salvamento da Defesa Civil e bombeiros que já estão trabalhando nas operações de resgate.

Publicidade

Hoje, inclusive, as equipes de bombeiros italianos especializados em busca e resgate localizaram os corpos de três pessoas sob escombros de um prédio de sete andares em Antioquia, na Turquia. Trata-se de uma mulher e duas crianças - um menino e uma menina. .

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se