O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, disse na sexta-feira que o governo estendeu o bloqueio nacional para conter o coronavírus até 3 de maio, embora alguns tipos de lojas possam reabrir a partir de 14 de abril.
"Esta é uma decisão difícil, mas necessária, pela qual assumo toda a responsabilidade política", disse Conte, em entrevista coletiva.
As restrições draconianas à circulação e a paralisação imposta à maioria das lojas e negócios em toda a Itália tiveram início em 9 de março e estavam programadas para acabar na segunda-feira.
Entre algumas exceções à prorrogação do bloqueio, Conte disse que livrarias, papelarias e lojas que vendem roupas infantis podem reabrir a partir de 14 de abril.
Em outros comentários, ele disse que o acordo alcançado na quinta-feira entre os ministros das Finanças da zona do euro sobre um pacote econômico para ajudar os países do bloco "ainda é insuficiente", acrescentando que a Itália continuará a lutar pela emissão de dívida comum por meio de títulos em euros.