O ministro da Economia da Itália, Roberto Gualtieri, afirmou hoje (14) que os trabalhadores autônomos do país receberão o vale de 600 euros (R$3,4 mil, pela cotação atual) oferecido pelo governo em função da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) até a próxima sexta-feira (17).
"Confirmo que os pagamentos estão em andamento e quase dois milhões de trabalhadores independentes já encontrarão 600 euros em sua conta corrente e até sexta-feira todos os pagamentos serão concluídos", disse o ministro italiano ao programa "Porta a Porta", da emissora Rai.
Mais cedo a ministra do Trabalho, Nunzia Catalfo, já havia confirmado o pagamento da quantia para mais de 1,8 milhão de trabalhadores italianos. "É um sinal importante e concreto que damos àqueles que hoje, devido à emergência do coronavírus, estão passando por um momento de dificuldade", explicou.
Segundo Catalfo, "cerca de 50% dos que enviaram a inscrição receberão a compensação em sua conta bancária na quarta-feira (15) e até o final da semana todos os arquivos restantes serão fechados".
O voucher faz parte do decreto "Cura Itália", que prevê medidas que totalizam 25 bilhões de euros para combater os efeitos da pandemia na economia.