O governo da Itália restituiu ao México 101 artefatos arqueológicos pertencentes ao patrimônio cultural do país latino-americano e que estavam em diversas cidades italianas, como Roma, Perugia, Udine, Ancona e Cosenza.
O evento de devolução aconteceu nesta quinta-feira (19), na embaixada mexicana em Roma, e contou com a presença de autoridades dos dois países, incluindo a subsecretária do Ministério das Relações Exteriores mexicano, María Teresa Mercado Pérez, e o subsecretário do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália, Giorgio Silli.
O CEO do Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH), Diego Prieto Hernández, revelou detalhes sobre os objetos restituídos.
"A maioria são figuras antropomórficas, demonstrando o enorme valor que nossos antepassados davam ao corpo humano. Elas vieram de diferentes regiões da Mesoamérica e sua localização no tempo abrange um horizonte que começa no ano 900 a.C. até as fases próximas da ocupação espanhola do México, no século 16", afirmou o antropólogo.
A cooperação entre os governos italiano e mexicano na restituição de peças arqueológicas confiscadas por forças da Itália teve início em 2018 e, desde então, cerca de 800 itens foram devolvidos ao país latino-americano. .