Enquanto os Estados Unidos enfrentam uma intensa onda de frio que já deixou mais de 20 mortos, a Itália, que também passa pelo inverno do Hemisfério Norte, vem experimentando um fim de ano com clima primaveril.
De acordo com o site Il Meteo, diversas cidades do centro-sul do país registraram temperaturas de até 17ºC logo de manhã e máximas acima de 20ºC ao longo do dia, números característicos do fim de maio, na primavera.
Na ensolarada Sicília, com temperaturas de até 21ºC, algumas pessoas aproveitaram o calor incomum para até tomar um banho de mar, especialmente em cidades como Palermo e Catânia.
"Esse é um quadro típico de maio, fora do comum. A Itália está registrando temperaturas típicas do Egito. Olbia [na Sardenha], por exemplo, ficou mais quente que o Cairo", disse o meteorologista Mattia Gussoni.
Segundo o Conselho Nacional de Pesquisa da Itália, o país caminha para ter em 2022 o ano mais quente desde 1800, quando os registros começaram a ser feitos.
Até meados de outubro, o ano apresentava um aumento de 0,96ºC em relação à média do período entre 1990 e 2020, e as temperaturas primaveris do Natal devem incrementar esse número.