Eleitores italianos residentes no Brasil poderão entregar presencialmente as cédulas preenchidas para o referendo constitucional dos dias 20 e 21 de setembro, que decidirá sobre uma reforma que reduz em um terço o número de parlamentares no país europeu.
Normalmente, os eleitores italianos precisam enviar os envelopes com seu voto via Correios, mas, com a greve na empresa, foi aberta a possibilidade de entregá-los pessoalmente nos dias 14 e 15 de setembro, das 9h às 16h.
"Tendo em vista o caráter excepcional da situação geral, informamos os eleitores no Brasil que, caso ainda não tenham recebido o envelope eleitoral para o Referendo Constitucional ou o tenham recebido após este comunicado, poderão solicitar a segunda via ou entregar o envelope eleitoral pré-franqueado diretamente [...] na segunda-feira, 14, e na terça-feira, 15 de setembro, das 9h às 16h.
A mesma facilidade também se aplica àqueles que ainda não receberam a segunda via solicitada ou a receberam após este comunicado à imprensa", diz uma nota oficial da rede consular italiana.
O comunicado lembra que a votação é pessoal e que cada eleitor deve ter um documento de identificação válido no ato da entrega.
Além disso, o eleitor poderá entregar apenas o seu envelope, não sendo permitido levar o voto de outra pessoa. Por conta da pandemia do novo coronavírus, só será permitida a entrada nas sedes consulares de eleitores com máscara.
Os votos que chegarem ao consulado de competência depois das 16h de 15 de setembro não serão contabilizados na apuração. .