Japão reduz "alerta" para "aviso" de Tsunami, após tremor de 7,6

Segundo informações do governo local de Ishikawa, 4 pessoas morreram. Um homem morreu ao ficar preso em escombros de um prédio

1 jan 2024 - 16h48
(atualizado às 16h57)
Casas atingidas pelo terremoto de 7,6 de magnitude no Japão
Casas atingidas pelo terremoto de 7,6 de magnitude no Japão
Foto: Reprodução / Perfil Brasil

Autoridades japonesas emitiram um alerta para risco de tsunami na costa oeste do país após uma série de terremotos atingir a região, nesta segunda-feira (1º). O tremor mais forte teve magnitude 7,6, segundo o serviço meteorológico japonês. Por conta dos tremores, Rússia, Coreia do Norte e Coreia do Sul também emitiram alertas por tsunami em seus países.

De acordo com informações do governo local de Ishikawa, 4 pessoas morreram. Um homem morreu ao ficar preso em escombros de um prédio que desabou, segundo a rede de TV japonesa NTV.

O terremoto mais forte, de magnitude 7,6, ocorreu na cidade de Anamizu, na região de Ishikawa, na costa oeste do Japão, por volta das 16h10 do horário local (4h10 no horário Brasília).

No início da noite no horário local (por volta das 08h30 no horário de Brasília), autoridades locais diminuíram o risco para ondas de 3 metros na mesma região, mas afirmou que ainda havia registro de tsunamis. Mais tarde, o nível de alerta foi reduzido ainda mais, com previsão de ondas de até 1 metro de altura.

A TV pública japonesa NHK afirmou que ondas de 1,20 metro atingiram a cidade de Wajima, a poucos quilômetros do epicentro do tremor, mas sem causar estragos. Outras cidades também registraram ondas menores.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se