Um forte terremoto atingiu a costa sul do Japão, na ilha principal de Kyushu, na madrugada da quinta-feira, 8. O tremor registrou magnitude preliminar de 7,1 e gerou um alerta de tsunami no país, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA).
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O terremoto ocorreu por volta das 16h43 (4h43 de Brasília). Os principais efeitos do terremoto foram sentidos na cidade de Nichinan e nas áreas próximas da prefeitura de Miyazaki, em Kyushu. Em Miyazaki, já foram observadas ondas de até 50 cm de altura, informou a emissora pública NHK.
Horas depois do tremor, o alerta de tsunami foi suspenso. "Todos os alertas de tsunami foram suspensos às 22h (horário local e 10h no horário de Brasília) do dia 8. Por enquanto, há apenas ligeiras alterações no nível do mar, por isso tome cuidado", disse a agência em comunicado compartilhado no X, antigo Twitter.
Os operadores de usinas nucleares em Kyushu e Shikoku disseram que estavam verificando se havia algum dano para eles. Até o momento nenhum dado foi revelado. Terremotos em áreas com usinas nucleares têm sido uma grande preocupação desde que um grande terremoto e tsunami em março de 2011 desencadearam o desastre nuclear de Fukushima.
Nas redes sociais circulam vídeos que mostram a magnitude dos tremores. Confira:
اليابان🇯🇵
زلزال بقوة 7.1 درجة على مقياس ريختر على بعد ٢٠ كيلومترًا شمال شرق نيتشينان باليابان
الخميس ٨ أغسطس٢٠٢٤م
- منذ ٦ساعات
#زلزال #هزه_أرضيه #Japan #زلزال_اليابان #Earthquakes #مساء_الخير_والسعاده #يحيى_السنوار #الخميس_الونيس #ليلة_الجمعة #السنوار pic.twitter.com/kRopLg3i2L
— جغرافية الطقس والمناخ - مصر والعالم (@WGeographical) August 8, 2024
The #earthquake in #Japan is upgraded from 7.1 to 7.3 Magnitude #TegevajaroMiyazaki #Japan #SGEM05 #BREAKING https://t.co/20QUmZAUG4 pic.twitter.com/AmpE4UfMh7
— Weather monitor (@Weathermonitors) August 8, 2024
O Japão está situadoacima de quatro grandes placas tectônicas conhecidas também como o 'Anel de Fogo' do Pacífico. Isso torna o país um dos locais com maior atividade tectônica do mundo, sofrendo cerca de 1,5 mil tremores por ano. (*Com informações do The Guardian e NHK)