Jovem iraquiana é resgatada após uma década mantida em cativeiro em Gaza

Fawzia Amin Sido foi sequestrada de dentro de sua casa aos 11 anos

4 out 2024 - 00h45
(atualizado às 03h41)
Jovem de 21 anos reencontra família após 10 anos sequestrada
Jovem de 21 anos reencontra família após 10 anos sequestrada
Foto: Reprodução

Uma jovem de 21 anos foi libertada após passar uma década em um cativeiro do Estado Islâmico em Gaza. De origem yazidi, Fawzia Amin Sido foi sequestrada de dentro de sua casa aos 11 anos.

De acordo com as autoridades, o resgate foi concluído por forças israelense em uma operação de meses, que foi liderada pelos Estados Unidos. Imagens mostram o momento do reencontro com a família no Iraque.

Publicidade

“Fawzia, uma menina yazidi sequestrada pelo ISIS do Iraque e levada para Gaza com apenas 11 anos de idade, foi finalmente resgatada pelas forças de segurança israelenses”, divulgou David Saranga, diretor do departamento de diplomacia digital do Ministério das Relações Exteriores de Israel.

“Por anos, ela foi mantida em cativeiro por um membro palestino do Hamas-ISIS. Ela agora reencontrou com sua família”, continuou. Embora apresentasse boas condições físicas, Fawzia apresentou traumas por conta do longo tempo em cativeiro.

Antes da concretização do resgate, outras tentativas foram feitas pelas autoridades. No entanto, não foi citado como a libertação foi feita. Um porta-voz falou apenas que o sequestrador da garota foi morto recentemente.

Dos cerca de 6 mil yazidis sequestrados pelo ISIS no Iraque em 2014, aproximadamente 3,5 mil foram resgatados. Autoridades iraquianas estimam que 2,6 mil ainda estão desaparecidos, com muitos provavelmente mortos, segundo o New York Post.

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações