A partir do próximo dia 24 de janeiro, milhares de jornalistas e comunicadores peregrinos visitarão Roma, capital da Itália, para cruzar a Porta Santa, encontrar o papa Francisco e participar de diversas iniciativas e eventos.
"Não podemos nos iludir pensando que podemos construir uma boa comunicação ignorando o mal, mas podemos mudar a perspectiva se escolhermos contar as faíscas de luz que sempre estão presentes em cada história, e que é sempre possível enxergar mesmo nos cenários mais sombrios", diz a mensagem divulgada pela Santa Sé.
Segundo o Vaticano, um verdadeiro "chamado à ação" e "um convite a contar histórias de esperança" estão no centro das iniciativas do Dicastério para a Comunicação nos próximos dias.
A programação inclui a recepção dos profissionais, que acontecerá na próxima sexta-feira (24), às 17h30 (horário local), na Basílica de São João de Latrão, com uma liturgia penitencial seguida da missa internacional por ocasião da festa de São Francisco de Sales, presidida pelo cardeal Baldo Reina.
Na cerimônia, a Basílica acolherá a relíquia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas. Já no sábado (25), o ponto culminante do Jubileu do mundo da comunicação será a peregrinação à Porta Santa da Basílica de São Pedro, seguida da audiência com o papa Francisco na Sala Paulo VI.
O encontro com o Pontífice será precedido pelas reflexões de duas grandes testemunhas de uma comunicação de esperança: Maria Ressa, jornalista, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, diretora da plataforma "Rappler", e Colum McCann, escritor, autor de "Apeirogon" e "Great World Spin", cofundador da "Narrative Network 4".
A conversa será moderada por Mario Calabresi, jornalista e escritor, ex-diretor de "La Stampa" e "La Repubblica", cofundador do podcast "Chora Media", e terminará com a apresentação musical do maestro Uto Ughi, com a orquestra, promovida pela Fundação Uto Ughi.
No mesmo dia, à tarde, ocorrerá em vários locais a iniciativa "Diálogo com a cidade: encontros de carácter cultural e espiritual", vivências - abertas ao público - organizadas por diversas instituições para expressar o tema da relação entre Comunicação e Igreja. Entre elas está o encontro de aprofundamento com Maria Ressa, Colum McCann e Mario Calabresi, intitulado "À espera de uma melhor comunicação", no Pontifício Instituto Patrístico Augustinianum.
Para acompanhar o caminho jubilar, o Dicastério para a Comunicação também organizou eventos de aprofundamento e reflexão nos dias anteriores e posteriores ao 25 de janeiro.
"Tecendo a Comunhão através da Comunicação" é a conferência dedicada às religiosas envolvidas na Comunicação, organizada em colaboração com a Fundação Conrad N. Hilton no âmbito do "Projeto Pentecostes". A conferência reservada aos convidados acontecerá no dia 23 de janeiro na Sala Sistina da Biblioteca Apostólica Vaticano.
Já "Unindo comunicadores para uma jornada compartilhada" é uma iniciativa dedicada a um grupo de 150 jovens profissionais de comunicação de mais de 60 países. Durante o evento, de 24 a 26 de janeiro, os comunicadores selecionados pelo Dicastério, no âmbito do projeto "Comunicação da fé na era digital", terão a oportunidade de se encontrar com comunicadores especialistas e participar da experiência de narração participativa.
De 27 a 29 de janeiro está previsto também o congresso internacional de comunicadores institucionais católicos, no qual participarão 200 bispos, presidentes das Comissões Episcopais e diretores dos escritórios de comunicação das conferências episcopais e das famílias religiosas.
Por sua vez, em 28 de janeiro, o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, celebrará uma missa reservada aos participantes da conferência na Basílica de São Pedro, no Altar da Cátedra. .