O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faz parte da lista de chefes de Estado convidados a um encontro restrito com o rei Charles III, em Londres. Segundo a comunicação da Presidência, o encontro entre os líderes está marcado para a véspera da coroação, na sexta-feira, 5, às 17h (horário de Londres).
Além de Lula, o primeiro-ministro alemão, Olaf Scholz; o presidente da França, Emmanuel Macron; e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, são alguns dos nomes que foram convidados para a reunião. Segundo o jornal O Globo, o convite do Reino Unido chegou nesta semana ao Palácio do Planalto, através da embaixada do país no Brasil.
Para a reunião, só é possível levar um acompanhante, além de um tradutor. Para a coroação, o presidente irá acompanhado da primeira-dama, Janja.
Enquanto estiver em Londres, a agenda de Lula também prevê uma reunião bilateral com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, na sede do governo britânico. O Globo ainda especula que poderá haver um encontro com Emmanuel Macron, presidente da França, mas este compromisso ainda não foi confirmado.