O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reune nesta segunda-feira (12), em Brasília, com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Na pauta do encontro, serão abordados temas como acordo entre Mercosul e União Europeia, meio ambiente, tecnologia, crise Rússia X Ucrânia e direitos humanos.
Segundo o Itamaraty, além do encontro com Lula, a presidente da Comissão Europeia deve se reunir com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Segundo apuração do site G1, um dos principais entraves diz respeito à questão ambiental. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, já declarou que atuará para tentar destravar o acordo e concluir as negociações.
A viagem dela ao Brasil acontece em um momento em que o presidente Lula busca intensificar a agenda de encontros com líderes e autoridades internacionais. Desde que tomou posse, em janeiro deste ano, Lula repete a afirmação que quer colocar o Brasil em uma posição de protagonismo no cenário internacional.
No dia seguinte, Ursula von der Leyen parte para a Argentina, para se encontrar com o presidente Alberto Fernández. Ela deve participar do Foro Empresarial UE-Argentina.
As visitas são uma prévia da reunião entre os líderes da União Europeia e dos países da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que acontecerá nos próximos dias 17 e 18 em Bruxelas, na Bélgica.
Damos as boas-vindas à Presidente da @EU_Commission , Ursula von der Leyen @vonderleyen que chega ao Brasil para cumprir visita oficial
🇪🇺🤝🇧🇷 pic.twitter.com/whpyDp8RKV
— Ignacio Ybáñez 🇪🇺 (@IgnacioYbanez) June 12, 2023