Macron condecora Angela Merkel com alta distinção francesa

Chanceler alemã se despede da França após 16 anos no poder

3 nov 2021 - 18h05
(atualizado às 19h44)

O presidente da França, Emmanuel Macron, recebeu nesta quarta-feira (3) a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e a condecorou com a Grã-Cruz, a mais alta distinção da Ordem da Legião de Honra concedida pelo Estado francês.

A honraria é o reconhecimento do país ao trabalho conjunto de Merkel com os quatro presidentes franceses durante seus 16 anos no poder.

Publicidade

Segundo comunicado oficial, a condecoração "encarna a força da amizade franco-alemã, mantida por Angela Merkel" e marca "quatro anos de trabalho frutífero" entre ela e Macron para "fortalecer a cooperação bilateral, selada principalmente com a assinatura do tratado de Aix-la-Chapelle em 2019, e contribuir para o projeto europeu".

Além disso, em decorrência da pandemia de Covid-19, reforçaram os seus laços para finalizar uma aliança que conduziu ao plano de recuperação europeu de 750 bilhões de euros, financiado em grande parte por empréstimos europeus comuns.

Acompanhada de seu esposo, Joachim Sauer, a chanceler alemã recebeu a homenagem na sua visita oficial de despedida à França, em Beaune, no coração da região vinícola da Borgonha.

De acordo com o governo francês, o local foi escolhido porque os seus monumentos históricos e a cultura do vinho "ilustram a riqueza do patrimônio francês".

Publicidade

Além da homenagem, a agenda de Merkel na França incluiu uma visita guiada ao centro da cidade com o chefe de Estado francês e sua esposa, Brigitte Macron, uma recepção na presença de autoridades locais e ex-embaixadores da França e da Alemanha, um recital do pianista francês Alexandre Kantorow e um jantar para os dois casais.

Nos últimos meses, Macron já havia elogiado a trajetória de Merkel e chegou até a afirmar que "um tuíte não é suficiente para resumir 16 anos de compromisso".

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se