A Marinha da Colômbia anunciou ter apreendido o maior narcossubmarino da história do país com três toneladas de cocaína no Oceano Pacífico, nesta sexta-feira (12). O submarino mede 30 metros de comprimento e três de largura, é um tipo de embarcação semisubmersível, equipado e adaptado para o atender às necessidades do narcotráfico.
En esta interdicción, se incautaron 3058 kg de clorhidrato de cocaína, frustrando el ingreso de 103 millones de dólares a organizaciones narcotraficantes y la comercialización de 7.6 dosis en las calles del mundo. #ContundenciaOperacional #PlanAyacucho pic.twitter.com/gvi8REuBxK
— Armada de Colombia (@ArmadaColombia) May 12, 2023
As forças colombianas interceptaram o submarino na última terça-feira (9), quando seguia para América Central, em uma das rotas utilizadas para o tráfico de drogas para os Estados Unidos, o principal consumidor mundial da cocaína colombiana.
#ContundenciaOperacional | En el Pacífico colombiano, en operación conjunta con @FuerzaAereaCol , incautamos el semisumergible de mayor dimensión desde 1993, año en que se incautó el primer artefacto de este tipo. @infopresidencia @mindefensa
👉 https://t.co/UjBXvX4oV3 pic.twitter.com/DZUUVz2r61
— Armada de Colombia (@ArmadaColombia) May 12, 2023
Fabricadas na Colômbia, estas embarcações rústicas e rápidas viajam no nível da superfície da água, percorrem distâncias mais longas que lanchas e são difíceis de rastrear pelas autoridades. A legislação do país castiga o uso, construção, comercialização, posse e transporte de semissubmersíveis com penas de até 14 anos de prisão.