Mais de mil brasileiros querem sair do Líbano; FAB prepara operação de repatriação

A prioridade será dada a idosos, mulheres, crianças e pessoas com necessidade de assistência médica. A decisão foi tomada após uma conversa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chanceler Mauro Vieira

1 out 2024 - 10h43
(atualizado às 12h58)
Governo vai repatriar brasileiros que estão no Líbano, diz ministro após escalada do conflito
Video Player

O governo decidiu começar uma operação de resgate dos brasileiros que estão no Líbano. Segundo fonte do Itamaraty, mais de mil nacionais demonstraram disposição para voltar ao Brasil. A maioria é de moradores do Vale do Bekaa e da capital, Beirute.

A prioridade será dada a idosos, mulheres, crianças e pessoas com necessidade de assistência médica. A decisão foi tomada após uma conversa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chanceler Mauro Vieira, que estavam no México acompanhando a posse da nova presidente Claudia Sheinbaum.

Publicidade
Israel lança 1ª incursão terrestre no Líbano para ‘operação limitada’ contra o Hezbollah
Video Player

Embaixada brasileira em Beirute

A embaixada brasileira em Beirute tem se mobilizado desde a semana passada para atender ao aumento da demanda por consultas e informações sobre repatriação. Em 2006, durante a última grande crise militar entre Israel e Hezbollah, cerca de 3 mil brasileiros deixaram o Líbano. As tratativas atuais entre os dois governos estão avançadas, e já há autorização para que o primeiro avião da FAB (Força Aérea Brasileira) pouse em Beirute no sábado (5) ou domingo (6).

Israel divulga imagens da destruição do que seriam infraestruturas do Hezbollah no Líbano
Video Player

Conflito armado no Líbano

O Líbano tem sido alvo de bombardeios aéreos de Israel, que mira alvos do grupo extremista Hezbollah em território libanês. Entretanto, esses ataques têm atingido também civis, e dois cidadãos brasileiros já foram vítimas fatais desde a intensificação dos ataques a partir do dia 20 de setembro. Além dos bombardeios, houve registro de invasão por terra nesta segunda-feira (30).

Posição do governo do Brasil

O chanceler Mauro Vieira trouxe ao presidente Lula os detalhes da situação em Beirute e das conversas que teve em Nova York. No sábado (28), Vieira se reuniu com o chanceler do Líbano, Abdallah Rashid Bou Habib, para avaliar o momento atual do conflito entre Israel e Hezbollah e discutir as chances de repatriar brasileiros.

FAB: rota de repatriação?

Desde a segunda-feira passada (23), o Itamaraty tem discutido a necessidade de uma operação de repatriação, com o grande ponto em questão sendo a rota a ser utilizada. Segundo o g1, três principais opções estão em análise:

Publicidade
  • Uso do próprio aeroporto de Beirute, que até o momento continua operacional;
  • Opção de usar bases aéreas operadas pela Rússia dentro do território sírio, com destaque para as bases de Hmeymim e Shayrat, localizadas próximas à fronteira com o Líbano;
  • Uma rota mais complexa pelo Chipre, que envolve maiores desafios logísticos.

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, determinou a realização de voo de repatriação de brasileiros no Líbano. A operação, coordenada pelo Itamaraty e pelo Ministério da Defesa, terá a data anunciada nos próximos dias, após análise das condições de segurança para o voo.

[image or embed]

— Presidência da República do Brasil (@presidencia.gov.br) 30 de setembro de 2024 19:39

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações