O governo brasileiro confirmou a decolagem do quarto voo de repatriação de brasileiros em Israel nesta sexta-feira, 13. A aeronave KC-30 decolou por volta de 12h45 (horário de Brasília), levando para 701 o número de brasileiros repatriados.
Nesta sexta, embarcaram 207 passageiros, incluindo quatro crianças com menos de dois anos, além de dois cachorros e dois gatos. O voo deve pousar às 2h30 deste sábado, 14, no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.
"Estávamos visitando Israel quando aconteceu o que aconteceu. Somos só gratidão por termos o governo brasileiro nos dando essa assistência rápida e organizada", disse Beni Klein, que tem dupla nacionalidade e está sendo repatriado com a mulher, Ana Carolina Sotelino, e o filho de dois anos, Chaska Pax Klein Sotelino.
"A previsão do Itamaraty são 15 voos. Todos os que quiserem sair, sairão. Essa é a ordem do presidente Lula", afirmou Fred Meyer, embaixador do Brasil em Israel. Mais de 2,7 mil brasileiros manifestaram interesse em retornar.
Já a aeronave da Presidência da República destacada para resgatar brasileiros que estão no lado palestino do conflito no Oriente Médio aterrissou em Roma, na Itália, às 10h25 desta sexta-feira. O avião VC-2 tem 40 lugares e aguarda autorização para se deslocar para o Egito. A intenção é que os brasileiros cruzem para o país através da passagem de Rafah.
De acordo com o Itamaraty, haverá um voo adicional saindo de Tel Aviv neste sábado, 14. Possíveis novos voos de repatriação saindo de Israel estão sendo avaliados pelo governo.