As autoridades da Malásia proibiram neste sábado (7) a ancoragem de um navio de cruzeiro da empresa italiana Costa. Neste momento, a embarcação está indo para Singapura.
De acordo com a empresa, a Malásia não deixou que o navio atracasse no porto de Penang em decorrência das "restrições impostas pelo governo à chegada de viajantes de nacionalidade italiana".
Nesta sexta-feira (6), as autoridades de Phuket, um famoso destino turístico da Tailândia, também não autorizou a ancoragem do navio. Após a recusa, o embarcação também foi proibida de atracar no porto de Praslin, nas Seychelles, na costa oriental da África.
Segundo a empresa, nenhum tripulante italiano ou estrangeiro apresenta sintomas do novo coronavírus (Sars-CoV-2).
"O Costa Cruises está obviamente arrependido por esta decisão inesperada, que exige uma modificação adicional no itinerário do navio. Em um cenário em constante evolução, a proteção da saúde e segurança de seus hóspedes é uma prioridade absoluta", destacou o Costa.
A unidade de crise do Ministério das Relações Exteriores da Itália informou que está em constante contato com a rede consular-diplomática no exterior. Além disso, declarou que segue atenta aos cidadãos italianos a bordo do cruzeiro.
A epidemia do novo coronavírus já atingiu mais de 100 mil pessoas em todo o mundo e matou cerca de 3,4 mil. A Itália e a Singapura registram, respectivamente, 4.636 e 130 casos.