A rede de lanchonetes McDonald's pediu desculpas por uma campanha de marketing de Halloween realizada em Portugal que promovia uma sobremesa da casa com o slogan 'Sundae Bloody Sundae'.
O slogan faz um trocadilho, em inglês, com a expressão Bloody Sunday (Domingo Sangrento), usada para se referir a um dos dias mais trágicos e marcantes dos confrontos na Irlanda do Norte, 30 de janeiro de 1972, quando 13 manifestantes católicos irlandeses foram mortos por tropas britânicas durante uma marcha por direitos civis.
O anúncio publicitário do McDonalds rapidamente causou controvérsia quando imagens foram compartilhadas nas redes sociais.
A rede de lanchonetes afirmou que a campanha não pretendia fazer "uma referência insensível a nenhum evento histórico, nem insultar ninguém".
"Pedimos sinceras desculpas por qualquer ofensa ou incômodo que isso tenha causado", afirmou uma porta-voz da rede em Portugal.
Campanha cancelada
Ela afirmou que o termo "bloody" se referia unicamente ao Halloween, mas que a campanha promocional dos sundaes acabou sendo cancelada.
Portugal is cancelled. pic.twitter.com/X1egoGRq9j
— MyLimes Na gCopaleen (@bigmonsterlove) October 30, 2019
Não é a primeira vez que uma empresa é levada a pedir desculpas por promoções relacionadas ao mesmo trocadilho.
Em 2013, um bar em Londres incluiu no menu o coquetel Sundae Bloody Sundae, que era servido ao lado de um soldadinho de plástico e causou indignação entre consumidores irlandeses.
O bar acabou se retratando.
Uma das vozes mais críticas ao bar na época foi a música e ativista irlandesa Kate Nash, cujo irmão, William, estava entre os mortos do 'Domingo Sangrento'.
Desta vez, porém, Nash disse que não se sentiu ofendida pelo anúncio do McDonald's em Portugal.
"É muito improvável que as pessoas daquele país tenham tido a intenção de ofender com relação aos eventos ocorridos aqui na Irlanda", afirmou Nash à BBC.
"Talvez tenha sido apenas inocência eles terem escolhido esse slogan, sem fazer nenhuma conexão com o Domingo Sangrento."