A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, anunciou nesta quinta-feira (9) que o prefeito Vittorio Rizzi, vice-diretor do órgão da agência de informação e segurança interna (AISI), será o novo chefe do Departamento de Informações para Segurança (DIS).
Rizzi substituirá Elisabetta Belloni, que deixou a direção da principal agência de inteligência da Itália, antes da expiração de seu mandato, que seria em maio de 2025.
A nomeação, que foi feita durante a coletiva de imprensa de fim de ano de Meloni, será formalizada na próxima reunião do Conselho de Ministros, agendada para hoje.
"Confirmo que decidimos nomear o prefeito Vittorio Rizzi, atual vice-diretor da AISI, que substituirá Elisabetta Belloni", disse Meloni, que citou os "extraordinários resultados operacionais" alcançados pelo italiano nas diversas funções que desempenhou e que "são apreciadas tanto dentro como fora das fronteiras nacionais". Segundo a vice-presidente do Senado, Licia Ronzulli, a escolha de Rizzi "recompensa sua experiência e profundo conhecimento das dinâmicas da segurança nacional e internacional, um trunfo indispensável para lidar com a complexa situação e desafios do setor".
"Sua trajetória profissional e sua expertise fazem do Prefeito Rizzi a figura ideal para liderar o DIS em um momento histórico tão delicado", acrescentou Ronzulli, agradecendo também Belloni pelo "excelente trabalho realizado durante seu mandato".
O DIS coordena o trabalho do AISI e do órgão de inteligência estrangeira AISE. Belloni havia sido nomeada chefe do DIS pelo então primeiro-ministro Mario Draghi, em maio de 2021, mas renunciou antes de concluir seu mandato. .