A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, terá um encontro bilateral com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, nesta quinta-feira (9), em Bruxelas.
O líder ucraniano estará na capital belga para participar de uma reunião extraordinária do Conselho Europeu, órgão que congrega os chefes de governo dos 27 Estados-membros da União Europeia, e também deve discursar para o Parlamento do bloco.
Zelensky já se reuniu com o premiê do Reino Unido, Rishi Sunak, e discursou para o Parlamento britânico nesta quarta-feira (8). Nas próximas horas, chegará em Paris para se encontrar com o presidente da França, Emmanuel Macron, e o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz.
Essa é a segunda viagem internacional de Zelensky desde o início da guerra, sendo que a primeira foi aos Estados Unidos, em dezembro passado.
No poder desde o fim de outubro, Meloni manteve a linha de Mario Draghi de apoio incondicional à Ucrânia e já disse que pretende visitar Kiev antes de 24 de fevereiro, data do primeiro aniversário da invasão russa.