O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conversou nesta quarta-feira (15) com o português António Costa, mandatário do Conselho Europeu.
Além de parabenizar o lusitano pela eleição ao novo cargo em Bruxelas, o petista garantiu que manterá com Costa a "excelente colaboração" que teve quando o jurista era primeiro-ministro de Portugal (2015-2024).
No telefonema, Lula disse que a conclusão das negociações do acordo comercial entre União Europeia e Mercosul "foi um grande resultado" para os dois lados, mas alertou que será "essencial garantir condições para a assinatura", passo no qual o Conselho Europeu terá "papel fundamental".
"Lula confirmou que o Brasil conta com a UE nos esforços multilaterais em defesa da integridade da informação em ambientes digitais, visando à construção de ambientes digitais seguros e confiáveis, alinhados com os valores democráticos. Também mencionou a importância de trabalhar juntos em defesa da soberania regulatória diante da atuação das grandes corporações de tecnologia", diz a nota divulgada pelo Palácio do Itamaraty.
O mandatário concordou com Costa em retomar no primeiro semestre a reunião de Cúpula entre Brasil e UE, que não é organizada há mais de uma década.
Costa, por sua vez, declarou que Lula concordo em trabalhar juntos para "garantir o sucesso" da COP30 em Belém, no Pará, e mencionou a importância de uma colaboração mais próxima entre UE e Brasil.
"Neste mundo multipolar, uma cooperação mais estreita entre a UE e o Brasil, bilateralmente e no contexto do Mercosul, será uma força positiva e beneficiará ambos os nossos povos. Falamos sobre paz e prosperidade globais", escreveu o português em suas redes sociais. .