Michelle Obama 'quebra' tradição e não vai à posse de Trump; ausência gera teorias na web

Diferentemente de outros ex-mandatários norte-americanos, Barack Obama chegou sozinho à solenidade no Capitólio, em Washington, DC

20 jan 2025 - 14h59
(atualizado às 16h51)
Barack Obama chega sozinho à posse de Donald Trump; ausência da ex-primeira-dama Michelle gerou especulações na web
Barack Obama chega sozinho à posse de Donald Trump; ausência da ex-primeira-dama Michelle gerou especulações na web
Foto: SHAWN THEW/Pool via REUTERS

A posse de Donald Trump, como 47º presidente dos Estados Unidos, contou com uma ausência significativa e que gerou uma onda de teorias nas redes sociais: Michelle Obama, esposa do ex-mandatário democrata Barack Obama, não compareceu à solenidade na Rotunda do Capitólio, em Washington, DC. 

Tradicionalmente, ex-presidentes dos EUA são acompanhados pelas esposas em cerimônias de posse. Hillary Clinton, ex-secretária de Estado, e Laura Bush chegaram ao lado de Bill Clinton e George W. Bush à sede do Poder Legislativo nesta segunda-feira, 20. Obama, por outro lado, se apresentou sozinho. 

Publicidade

A ausência de Michelle, além da presença de Barack na posse de Trump, foi anunciada previamente pelo gabinete dos Obama em comunicado. No entanto, não foi dada qualquer justificativa. 

"Confirmou-se que o ex-presidente Barack Obama comparecerá à 60ª cerimônia de posse. A ex-primeira-dama Michelle Obama não comparecerá à próxima cerimônia de posse", citou a nota. 

Ex-primeira-dama Michelle Obama não vai à posse de Donald Trump
Foto:

Esta é a segunda vez em que Michelle falta reuniões de ex-líderes estadunidenses só este mês. A ex-primeira-dama também não compareceu ao funeral de Estado do ex-presidente Jimmy Carter, no dia 9. Sem dar explicações, ela apenas emitiu um comunicado em que enviou 'pensamentos e orações à família Carter e a todos que amaram e aprenderam com o notável ex-presidente'. 

As ausências geraram especulações nas redes sociais, com teorias que vão a questões de saúde da ex-primeira-dama até à possibilidade de um divórcio dos Obama, uma vez que portais especializados em celebridades fomentaram rumores de um relacionamento entre o ex-presidente e a atriz Jennifer Aniston. A eterna Rachel, de Friends, já negou o boato há meses. Três dias atrás, inclusive, Obama se declarou para esposa nas redes sociais. 

Publicidade

As discordâncias políticas entre Michelle Obama e Donald Trump, a quem a ex-primeira-dama aponta como uma 'ameaça à Democracia Americana, também teriam motivado a ausência. 

Para a revista People, uma fonte próxima aos Obama afirmou que Michelle 'não fingiria um sorriso apenas por protocolo'. "Ela não costuma fazer nada apenas porque é esperado ou por tradição", afirmou.  

Esta não é a primeira vez que uma primeira-dama se ausenta de uma posse presidencial. Em 2020, o próprio Donald Trump e a esposa, Melania, não foram à solenidade que oficializou o democrata Joe Biden como o 46º presidente dos EUA. Na ocasião, o republicano acusou fraude nas eleições federais. 

Biden recebe Donald Trump na Casa Branca antes de cerimônia de posse
Video Player
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações