Tradicionalmente, ex-presidentes dos EUA são acompanhados pelas esposas em cerimônias de posse. Hillary Clinton, ex-secretária de Estado, e Laura Bush chegaram ao lado de Bill Clinton e George W. Bush à sede do Poder Legislativo nesta segunda-feira, 20. Obama, por outro lado, se apresentou sozinho.
A ausência de Michelle, além da presença de Barack na posse de Trump, foi anunciada previamente pelo gabinete dos Obama em comunicado. No entanto, não foi dada qualquer justificativa.
"Confirmou-se que o ex-presidente Barack Obama comparecerá à 60ª cerimônia de posse. A ex-primeira-dama Michelle Obama não comparecerá à próxima cerimônia de posse", citou a nota.
Esta é a segunda vez em que Michelle falta reuniões de ex-líderes estadunidenses só este mês. A ex-primeira-dama também não compareceu ao funeral de Estado do ex-presidente Jimmy Carter, no dia 9. Sem dar explicações, ela apenas emitiu um comunicado em que enviou 'pensamentos e orações à família Carter e a todos que amaram e aprenderam com o notável ex-presidente'.
As ausências geraram especulações nas redes sociais, com teorias que vão a questões de saúde da ex-primeira-dama até à possibilidade de um divórcio dos Obama, uma vez que portais especializados em celebridades fomentaram rumores de um relacionamento entre o ex-presidente e a atriz Jennifer Aniston. A eterna Rachel, de Friends, já negou o boato há meses. Três dias atrás, inclusive, Obama se declarou para esposa nas redes sociais.
Publicidade
1 de 20
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, chega para um culto na Igreja de St. John no dia da posse de seu segundo mandato presidencial em Washington, EUA, 20 de janeiro de 2025.
Foto: REUTERS/Jeenah Moon
2 de 20
O vice-presidente eleito dos EUA, JD Vance, e sua esposa Usha Vance chegam para um culto na Igreja de St. John no dia da posse do segundo mandato presidencial de Donald Trump em Washington, EUA, 20 de janeiro de 2025.
Foto: REUTERS/Jeenah Moon
3 de 20
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, comparece a um culto na Igreja de St. John no dia da posse de seu segundo mandato presidencial em Washington, EUA, 20 de janeiro de 2025.
Foto: REUTERS/Carlos Barria
4 de 20
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e sua esposa, Melania Trump, chegam à igreja para missa antes da posse.
Foto: REUTERS/Jeenah Moon
5 de 20
Melania Trump usou traje sóbrio para missa antes da posse de Donald Trump.
Foto: REUTERS/Jeenah Moon
6 de 20
Supostos apoiadores que apareceram em foto usavam bonés da campanha de Trump com frases como “Faça a América boa de novo”
Foto: Reprodução/Fantástico
7 de 20
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, e sua esposa Melania Trump se encontram com o presidente dos EUA, Joe Biden, e a primeira-dama Jill Biden no dia da posse do segundo mandato presidencial de Donald Trump em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2025.
Foto: Reuters/Carlos Barria
8 de 20
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, e sua esposa Melania Trump posam para uma foto com o presidente dos EUA, Joe Biden, e a primeira-dama Jill Biden no dia da posse do segundo mandato presidencial de Donald Trump em Washington, EUA, 20 de janeiro de 2025.
Foto: REUTERS/Carlos Barria
9 de 20
Posse de Trump nos EUA em fotos; acompanhe
Foto: REUTERS/Carlos Barria
10 de 20
Melania Trump e Jill Biden deixam Casa Branca
Foto: Reprodução/GloboNews
11 de 20
Convidados comparecem à posse presidencial de Donald Trump na Rotunda do Capitólio dos EUA em Washington, EUA, 20 de janeiro de 2025.
Foto: REUTERS/Fabrizio Bensch/Pool
12 de 20
Biden e Trump chegam para a cerimônia de posse no Capitólio dos EUA
Foto: Reprodução/GloboNews
13 de 20
Pessoas tomam seus assentos na Rotunda antes da posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, no Capitólio dos EUA em 20 de janeiro de 2025 em Washington, DC. Donald Trump toma posse para seu segundo mandato como o 47º presidente dos Estados Unidos.
Foto: Andrew Harnik/Pool via REUTERS
14 de 20
Elon Musk chega antes da posse de Donald Trump como o 47º presidente dos Estados Unidos ocorre dentro da Rotunda do Capitólio dos EUA em Washington, D.C., segunda-feira, 20 de janeiro de 2025.
Foto: Kenny Holston/Pool via REUTERS
15 de 20
O cartão de lugar do CEO da Meta, Mark Zuckerberg, é visto em uma mesa para o almoço no Salão de Estátuas do Capitólio dos EUA no dia da posse do segundo mandato presidencial do presidente eleito Donald Trump em Washington, EUA, 20 de janeiro de 2025.
Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein
16 de 20
O ex-presidente George W. Bush, a ex-primeira-dama Laura Bush e o ex-presidente Barack Obama chegam para a posse de Donald Trump, enquanto o 47º presidente dos Estados Unidos acontece dentro da Rotunda do Capitólio dos EUA em Washington, DC, segunda-feira, 20 de janeiro de 2025. É a 60ª posse presidencial dos EUA e a segunda posse não consecutiva de Trump como presidente dos EUA.
Foto: Kenny Holston/Pool via REUTERS
17 de 20
Participantes comemoram dentro da arena Capital One antes de um comício interno no dia da posse presidencial de Donald Trump, em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2025.
Foto: REUTERS/Amanda Perobelli
18 de 20
A primeira-ministra italiana Giorgia Meloni e o presidente argentino Javier Milei contam uma piada ao chegarem para a posse presidencial de Donald Trump na Rotunda do Capitólio dos EUA em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2025.
Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein IMAGENS TPX DO DIA
19 de 20
O cantor e compositor Lee Greenwood se apresenta durante a posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, na Rotunda do Capitólio dos EUA em 20 de janeiro de 2025 em Washington, DC.
Foto: Chip Somodevilla/Pool via REUTERS
20 de 20
O presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente eleito, Donald Trump, chegam antes da 60ª cerimônia de posse em 20 de janeiro de 2025, no Capitólio dos EUA em Washington, DC. Trump se torna o 47º presidente dos Estados Unidos em uma rara cerimônia de posse em ambiente fechado. O desfile também foi transferido para dentro da Capitol One Arena devido ao clima.
Foto: Melina Mara/Pool via REUTERS
As discordâncias políticas entre Michelle Obama e Donald Trump, a quem a ex-primeira-dama aponta como uma 'ameaça à Democracia Americana, também teriam motivado a ausência.
Para a revista People, uma fonte próxima aos Obama afirmou que Michelle 'não fingiria um sorriso apenas por protocolo'. "Ela não costuma fazer nada apenas porque é esperado ou por tradição", afirmou.
Esta não é a primeira vez que uma primeira-dama se ausenta de uma posse presidencial. Em 2020, o próprio Donald Trump e a esposa, Melania, não foram à solenidade que oficializou o democrata Joe Biden como o 46º presidente dos EUA. Na ocasião, o republicano acusou fraude nas eleições federais.
Biden recebe Donald Trump na Casa Branca antes de cerimônia de posse