Um norte-americano chamado Lukas McClish, de 34 anos, ficou dez dias perdido nas montanhas de Santa Cruz, na Califórnia, Estados Unidos, contando apenas com água e frutas silvestres para sobreviver. Para a imprensa norte-americana, ele revelou como superou a situação até conseguir ser resgatado.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
À CNN internacional, McClish contou que saiu na manhã do dia 11 de junho para uma caminhada de três horas nas Montanhas de Santa Cruz, que fica localizada entre o centro e o norte do Estado. Recentemente, a região sofreu incêndios florestais, perdendo alguns pontos de referência, que ajudam caminhantes a se localizarem na região. Sem eles, é fácil se perder, o que possivelmente contribuiu para a situação do mochileiro.
A família de McClish só percebeu o sumiço após o rapaz não ter comparecido ao jantar de Dia dos Pais no dia 16. As autoridades foram avisadas, e foi montada uma força-tarefa para encontrá-lo.
CAL FIRE CZU firefighters assisted @SantaCruzSO1 @BoulderCreekFD with a rescue in Big Basin State Parks last night. There were multiple reports of witnesses hearing someone yelling for help, but the location of that person was hard to establish. READ MORE ⬇️ pic.twitter.com/tQxHvVPVJO
— CAL FIRE CZU (@CALFIRECZU) June 21, 2024
Ele foi encontrado na última quinta-feira, 20, em um parque estadual chamado Big Basin Redwoods State Park, graças a um drone da polícia de Santa Cruz. “Houve vários relatos de testemunhas que ouviram alguém gritando por socorro, mas foi difícil localizá-lo”, disse o resgate Cal Fire de Santa Cruz.
De acordo com as autoridades, McClish foi localizado “cansado e um pouco dolorido”, mas sem ferimentos graves. Em uma entrevista à emissora, ele disse ter perdido a voz.
Como sobreviveu
McClish relatou que beber muita água de riachos e cachoeiras pelo caminho, enquanto tentava pedir ajuda, foi crucial para a sua sobrevivência. “Saí apenas com uma calça, um par de sapatos para caminhada e um chapéu. Eu tinha uma lanterna e uma tesoura dobrável”, disse.
“Eu me certifiquei de beber [a quantidade de] um galão de água todos os dias, mas depois, chegando nos últimos dias, meu corpo precisava de comida e algum tipo de sustento”, contou.
Ele se disse tocado após ver a quantidade de equipes de busca e resgate que trabalharam para encontrá-lo. “Foi uma experiência incrível”, descreveu.