Passageiros capturaram o momento em que o motor de um avião da American Airlines pegou fogo no ar, neste domingo, 23, após aparentemente colidir com gansos nos Estados Unidos, segundo o jornal britânico Daily Mail. A aeronave fez um pouso de emergência após o ocorrido e não houve feridos.
Segundo o jornal, o incidente ocorreu 40 minutos após a decolagem. O voo da American Airlines para Phoenix, Arizona, decolou do Aeroporto Internacional John Glenn Columbus às 7h43, de acordo com o FlightAware, um site que rastreia voos na região. Porém, devido ao incidente, pousou no aeroporto às 8h22.
O passageiro John Fisher disse à WCMH-TV que os passageiros foram rapidamente informados sobre o possível impacto dos pássaros por causa dos sons produzidos pela colisão.
"Aparentemente, atingimos um bando de gansos e o motor começou a fazer barulhos muito altos de 'clonk, clonk, clonk'", disse ele. "Eles finalmente desligaram o motor, deram a volta e voltaram para o aeroporto", acrescentou.
Outra passageira disse à NBC News que ela podia ouvir "as pessoas no avião chorando" depois que o motor pegou fogo. "Meu coração se partiu por tantas pessoas chorando neste avião, eu podia ouvi-las e só queria que todos ficassem bem".
Testemunhas no local disseram que a aeronave foi atingida por um bando de gansos quando decolou, fazendo com que o motor pegasse fogo e criasse 'ruídos instáveis e pulsantes'.
O Aeroporto Internacional John Glenn postou no Twitter que "as equipes de emergência responderam ao incidente de aeronave, envolvendo um incêndio no motor relatado. A aeronave pousou com segurança e o aeroporto está funcionando normalmente".
A Administração Federal de Aviação iniciou uma investigação sobre o incidente. A American Airlines disse em um comunicado que a aeronave foi retirada de serviço para manutenção e ninguém se feriu.