Uma mulher deu à luz a dois bebês em um mesmo ano, no estado da Georgia, nos Estados Unidos. Caroline Wortman, de 30 anos, foi diagnosticada aos 18 com uma má-formação congênita chamada de 'útero didelfo', que faz com a mulher tenha dois úteros.
As duas gestações foram planejdas depois de Caroline ser informada de que poderia ter problemas de infertilidade por causa de sua condição. A doença é rara e afeta cerca de cinca em cada mil mulheres no mundo todo. A gestação costuma ser de risco e a possibilidade de um aborto espontâneo é de mais de 30%.
"Honestamente, quando descobri, eu apenas dei de ombros. Não tinha noção das implicações. Perguntei ao médico o que significava ter dois úteros e lembro dele me falar que talvez eu me tornasse estéril, ou, se engravidasse, poderia ter uma gestação complicada ou de alto risco", afirmou em entrevista ao jornal britânico South West News Service.
A primeira filha de Caroline nasceu em janeiro de 2021. Quando a menina completou 6 meses de vida, a mãe já estava grávida de 10 semanas do segundo filho. "O feto era pequeno o suficiente para vermos em qual útero ele estava. Enquanto Josie foi gerada no direito, Brooks foi gerado no esquerdo", contou à agência. O menino nasceu prematuro, após 33 semanas de gestação, em dezembro de 2021.
"Ser estéril e pensar que você pode ser estéril são duas coisas drasticamente diferentes, mas eu só encorajaria mulheres a não desistirem se elas querem se tornar mães, não aceitem a palavra do médico
como um ultimato", disse Caroline, que agora usa suas redes sociais para ajudar a outras mulheres que sofrem com a infertilidade.