Cerca de 50 mulheres protestaram em Cabul, no Afeganistão, nesta quarta-feira, 19, contra o fechamento do salões de beleza, uma das medidas mais recentes para expulsá-las da vida pública. Segundo o canal internacional Al Jazeera, forças de segurança dispersaram as manifestantes com jatos de água e dispararam tiros.
O Afeganistão está sob comando do governo Talibã desde agosto de 2021. Desde então, as mulheres foram barradas de frequentar o Ensino Médio e universidades, de irem a parques, academias e foram obrigadas a andar cobertas em público.
No mês passado, veio a ordem para o fechamento dos salões de beleza administrados por mulheres. Além da exclusão quase que por completo das mulheres da sociedade, o fechamento dos salões também retira uma fonte importante de renda de milhares de famílias.
"Não tire meu pão e água", dizia um cartaz, segundo a Al Jazeera. Protestos no Afeganistão são raros e são rapidamente dispersados pelo exército. As mulheres que saíram em manifestação desta quarta-feira, porém, tinha esperança de que houvesse diálogo e negociação, o que não ocorreu.