O primeiro navio com grãos e cereais ucranianos chegou ao porto de Istambul nesta terça-feira (2), informou o Ministério da Defesa da Turquia. A embarcação, que partiu de Odessa na manhã desta segunda-feira (1º), terá como destino final o porto de Trípoli, no Líbano.
Agora, o navio cargueiro passará por uma inspeção conjunta com delegados da Turquia, Ucrânia, Rússia e Organização das Nações Unidas, prevista para a manhã desta quarta-feira (3), antes de ser liberado para seguir viagem.
A embarcação deixou o porto ucraniano exatos 10 dias depois da assinatura de um acordo entre Kiev e Moscou para garantir a exportação segura de grãos via Mar Negro. Ao todo, estão sendo transportados cerca de 26 mil toneladas de milho, um dos principais produtos agrícolas exportados pelos ucranianos.
Além de Odessa, faz parte do pacto os portos de Chornomorsk e Pivdennyi.
O bloqueio naval da Rússia no Mar Negro começou no primeiro dia da guerra, em 24 de fevereiro, e seguia sem solução até a reunião que selou o acordo de navegação entre as partes. Os problemas dessa paralisação já eram sentidos no mundo todo, com problemas no abastecimentos dos produtos bem como a elevação dos preços no mercado internacional.
Segundo cálculo de Kiev, são mais de 20 milhões de toneladas de cereais e grãos estocados nos portos ucranianos aguardando por escoamento. .