Um navio de grande porte tombou no porto de Leith, em Edimburgo, na Escócia, nesta quarta-feira, 22. No total, 25 pessoas ficaram feridas, segundo o serviço de emergência local.
Segundo o jornal britânico Telegraph, 15 pessoas foram hospitalizadas, sendo que 11 foram encaminhadas à Enfermaria Real de Edimburgo, e quatro para o Hospital Geral do Oeste. No local, outras 10 pessoas receberam atendimento médico e foram liberadas.
O navio estava atracado em Leith, bairro portuário que fica na costa norte da capital escocesa. A embarcação tem 76 metros de comprimento.
Um vereador da cidade estava no local e afirmou que o navio tombou para o lado após fortes ventos atingirem a região. A polícia ainda não se pronunciou sobre a causa do incidente, mas foi pedido que as pessoas evitem a região.
O navio Petrel era usado em pesquisas pelo cofundador da Microsoft Paul Allen. Dentro da embarcação, havia equipamentos tecnológicos para exploração em alto mar. A embarcação liderou diversas missões de alto nível para localizar naufrágios históricos, como a descoberta do USS Indianapolis, em 2017, no Mar das Filipinas.
Segundo informações da BBC, o navio estava atracado desde 2020, e as operações teriam parado devido à pandemia de covid-19.
Emergency services are responding to a major incident at Leith docks- a ship has been dislodged from its holding in strong winds.
Terrifying for those on board, my thoughts are with those who’ve been injured & hope everyone recovers quickly.
Please avoid area. pic.twitter.com/aREtG80Gq1
— Cllr Adam McVey (@adamrmcvey) March 22, 2023