Mais um terremoto de 4,8 graus na escala Richter ocorreu na madrugada desta quinta-feira (3) no centro da Itália, informou o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV).
O epicentro do tremor, ocorrido às 1h35 (22h35 no horário de Brasília), foi registrado na província de Macerata entre as comunas de Pieve Torina, Fiordimonte e Pievebovigliana. O ponto ainda fica a cerca de 12 quilômetros de distância das comunas de Visso, Ussita e Camerino, fortemente atingidas pelos dois sismos do dia 26 de outubro.
A intensidade do tremor foi tão grande que voltou a ser sentido em Roma, mas não houve registro de danos.
Ainda de acordo com o INGV, o hipocentro do terremoto - ponto onde se origina o tremor - foi a apenas 8,4km de profundidade, o que é considerado muito raso e tende a causar mais danos. No entanto, a Defesa Civil não registrou pedidos de ajuda, até mesmo porque os locais mais vulneráveis aos abalos sísmicos já estão evacuados.
Até o momento, por causa dos tremores dos dias 24 de agosto, 26 de outubro e 30 de outubro, 26 mil pessoas estão sendo assistidas pelo governo italiano, sem poder retornar para suas casas.
Nesta quarta-feira (2), o presidente da Itália, Sergio Mattarella, visitou a cidade de Camerino e encontrou-se com as pessoas atingidas pelo sismo. O mandatário prometeu que o governo reconstruirá a região "como era antes", mesmo que isso "demande tempo" e que "trabalhará até o fim" para ajudar os afetados.