O número de mortos após o terremoto que atingiu a Turquia e a Síria no dia 6 fevereiro chegou a 50.256, informaram os governos dos dois países nesta quinta-feira (23). São 43.556 vítimas em território turco e 6,7 mil nas áreas controladas pelo governo e pelos rebeldes sírios.
Conforme o ministro do Interior da Turquia, Suleyman Soylu, a quantidade de feridos soma mais de 120 mil. Os dados chegam às últimas estimativas da Organização das Nações Unidas sobre a tragédia.
Os tremores que ocorreram desde o dia 6 - principal e centenas de réplicas - causaram a maior destruição por evento natural nos últimos 100 anos na região. O governo turco estima que mais de 42 mil edifícios e residências foram ao chão.
Também nesta quinta-feira, a ONU informou que conseguiu enviar mais 54 caminhões com ajuda humanitária para o noroeste da Síria, área fortemente controlada por grupos rebeldes.
Segundo a contagem do Observatório Nacional para os Direitos Humanos na Síria, já conseguiram chegar às áreas não controladas por Damasco 609 caminhões desde 6 de fevereiro. .